Notícias
Gestão responsável de resíduos, um objetivo estratégico de sustentabilidade para a Lecta

Alinhada com o seu compromisso com a economia circular e o desenvolvimento sustentável
No âmbito da sua estratégia ESG, a Lecta está empenhada em reduzir a geração global de resíduos, aumentando os níveis de reutilização e reciclagem, com o fim de conseguir processos de produção cada vez mais eficientes. Para isso, nos seus objetivos estratégicos de sustentabilidade para 2030, a empresa definiu indicadores-chave de desempenho (KPIs) que garantem uma avaliação transparente dos seus avanços nesta área.
A gestão dos resíduos do processo produtivo é realizada em parceria com entidades de confiança, assegurando o cumprimento das regulamentações vigentes e uma eliminação responsável, além de maximizar as possibilidades de reutilização.
A maioria dos resíduos da Lecta provém da produção de pasta e papel e, portanto, está incluída na lista europeia de resíduos não perigosos. Entre eles, encontram-se os lodos provenientes do tratamento de águas residuais.
O mais recente Relatório de Sustentabilidade da Lecta destaca os avanços significativos da empresa na gestão de resíduos, alcançando uma taxa de recuperação de 97,8%. Em algumas das suas fábricas, os lodos gerados são reutilizados a 100% em diferentes setores, como, por exemplo, o sector agrícola.
Este marco reforça o compromisso da Lecta com a proteção ambiental, a economia circular e o desenvolvimento sustentável.
Saiba mais sobre a gestão de resíduos da Lecta no seu Relatório de Sustentabilidade 2023.
Mais informações sobre o compromisso da Lecta com a sustentabilidade estão disponíveis em www.lecta.com.